Citopatologia

Dra. Lais Sobral Santarelli
Responsável pelo setor de Citopatologia



Sobre Citopatologia
A alta prevalência de tumores em cães e gatos está diretamente associada ao aumento na longevidade desses animais. Diversos fatores então contribuindo para o aumento dessa estimativa, como vacinações, fornecimento de uma alimentação mais balanceada, protocolos terapêuticos mais específicos, além de um manejo adequado por parte dos proprietários
Diante dessa realidade, a análise citológica foi introduzida na medicina veterinária brasileira a partir da década de 90, a fim de promover aos clínicos um diagnóstico rápido, seguro e definitivo na grande maioria das vezes. Essa versatilidade da citologia aspirativa, somada à rapidez com que as colorações podem ser realizadas, tem auxiliado no diagnóstico de diversas neoplasias que acometem os animais.
A citopatologia analisa as células individualmente.
Que podem ser retiradas da superfície de órgãos de diversas partes do corpo, sendo elas descamadas ou até mesmo expelidas. Deste modo, há métodos específicos para a colheita desses materiais, já que os materiais biológicos apresentam diferentes características morfológicas em cada tecido.
Através da citologia é possível realizar a diferenciação entre processos inflamatórios, neoplásicos e hiperplásicos. É possível também identificar locais de metástase, permitindo uma ação rápida no tratamento e monitoração de possíveis recidivas locais. No entanto, a análise citológica, como em qualquer outro método diagnóstico possui suas limitações. Através dela não é possível avaliar tecidos vizinhos, sendo incapaz de analisar a arquitetura global da lesão.
Para se conseguir um diagnóstico confiável pela técnica de citologia é necessário o conhecimento e domínio das técnicas de colheita. Dentre essas técnicas é possível destacar a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), a capilaridade, o Imprint e o swab.
É importante ressaltar que a análise citológica é um exame de triagem e que não exclui a necessidade do envio de amostras para o exame histopatológico. O histopatológico e a citologia são exames de identificação e diferenciação de processos reativos ou inflamatórios daqueles neoplásicos, sendo que uma técnica não exclui a outra. Ambos os exames se complementam com fundamental relevância na medicina veterinária, contribuindo para o diagnóstico, conduta terapêutica e prognóstico de tumores.
Na Vet Vision você encontra profissionais experientes e altamente qualificados, bem como nossa parceira veterinária Dra. Lais Sobral Santarelli:
● Graduada em Medicina Veterinária pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/ Laureate, São Paulo (2019);
●Pós-graduada em Citopatologia Veterinária (2020) e pós-graduada em Patologia Veterinária (2021);
● Participante do Curso Teórico e Prático de Interpretação e Diagnóstico em Patologia Clínica Veterinária – Instituto Veterinário de Imagem (IVI) – 19º turma – 2019;
● Participante do curso de Citopatologia Avançada pelo Vet School São Paulo;
● Apresentação em Congresso – XVI Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC SEMESP (2016);
● Trabalhou na empresa Provet – Medicina Veterinária diagnóstica (2017-2019);
● Atualmente, Patologista Clínica e responsável pelo setor de Citopatologia da empresa
Vet Vision – Diagnóstico Veterinário.
Receba nossa apresentação comercial
Clique no botão abaixo e receba por WhatsApp.